terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Repensando Igreja.

Igreja ou Clube?Na aula de quinta-feira com o Darli Alves sobre Protestantismo na America-latina, ele disse uma frase que escrevi na capa do meu caderno, a frase é:

Repensar igreja é para poucos!

Me fiz essa pergunta, onde, quando, que horas, local Jesus criou a igreja?

Lembro de Jesus enviando seus discípulos, os setenta, depois de sua morte e ressurreição enviando os onze para ser testemunha de sua ressurreição e dando continuidade em seu ministério, Jesus não fala para eles criarem uma instituição, a igreja nasce em um processo de perseguição uns consolando a outros, juntos se organizaram em comunidades, que logo se tornaram igrejas ao meu ver.

Quero te lembrar caro leitor que quando falo sobre igreja levo em conta minhas experiências, e dizer que sei que existe igrejas que ao menos tentam ser serias, que acreditam em seu papel, que é ser proclamadora do Reino de Deus.


Penso em igreja não como o corpo de Cristo, mas como a extensão do mesmo, o que faz uma grande diferença.

Existem muitas pessoas em minha opinião que não fazem parte de uma instituição chamada igreja, mas fazem parte do corpo de Cristo. O que para os crentes é uma grande heresia, não levantou a mão, não aceitou Jesus, não executou o meu proselitismo? Não faz parte do corpo de Cristo, o que pra mim é uma grande baboseira.

Em uma das aulas intrigantes do Eliel Batista,meu professor de Teologia Bíblica, comentai sobre a igreja mística, a igreja invisível, ele logo disse que essa igreja não existe.

Demorei certo tempo para entender o que ele quis dizer, percebi que ele me deu espaço para encontrar a resposta.

Hoje concordo com ele essa igreja mística não existe, e outra Deus não enxerga essa igreja mística, e até creio que esta igreja instituição Deus também não vê.

Por que para eu fazer parte dessa igreja, não depende da minha atitude proselitista, de seguir um dogma, uma doutrina, um costume, mas depende da minha maneira de encarar a vida, de assumir em minha vida a mensagem do Reino de Deus, e essa tem que ser encarnada.

Por que não enxergo essa igreja mística, por que a igreja encarna a mensagem do Reino de Deus, não só em seu discurso, mas em suas atitudes.

As atitudes de pessoas e instituições, e quem vai dizer ou não se ela faz parte ou não da igreja de Cristo.

Confundimos e nos equivocamos, nos atrevemos em dizer que igreja, só pode ser igreja por causa de sua arquitetura, por sua hierarquia, por sua liturgia, por sua mensagem apelativa para a santidade, por seus cânticos, essa instituição pode fazer tudo isso e não ser igreja.

Infelizmente só posso falar do que eu conheço como igreja, ou reconhecia como igreja, um lugar onde pessoas exibem sua melhor roupa, a fim de mostrar sua melhor condição financeira, com seu carro, um lugar onde eu possa ostentar minha pobre riqueza, um lugar onde existe uma extrema competição, onde um quer ser melhor do que o outro, seja na hora de cantar, tocar um instrumento, entre outras atividades, ate competição de oração existe se você não sabe.

E pra você fazer parte do Raí Society, pra entrar pro Rol da fama, você tem que contribuir de uma maneira bem significativa, se não sua carreira esta fadada ao fracasso, um lugar onde o que conta mesmo é minha linhagem sanguínea, se eu sou puro sangue, se tenho sangue azul, se não também não adianta, você tem que ter alguém que é costa quente pra te bancar.

O interessante é que analisando o sistema que envolve essa instituição, eu te juro quero encontrar na entrada desse espaço uma placa com o nome de uma agremiação ou clube, e ate acredito que um clube serio comprometido com seus membros tem mais ética.

Me decepciono por que ousão a usar o nome igreja, esses com chavões com Reino de Deus, assembleias onde Deus passa longe, onde Deus é tudo menos amor.

A grande verdade é que a igreja se encontra em lugares onde não imaginamos, a igreja está muitas das vezes em atos isolados de pessoas que fazem parte do corpo de Cristo,e muitas das vezes é o dono da boca, mas que da moradia pra viúva, pra aposentada, é o que distribui chocalate e brinquedos paras crianças em datas festivas, enquanto a instituição que se auto intitula igreja está construindo o templo de Salomão.

A grande verdade é que as igrejas chamadas históricas, que fizeram cem anos, se tornaram mais um clube de rasgação de ceda que massageia meu ego todo final de semana do que uma Igreja.

O isso que desejo da comunidade e da igreja que esta nascendo, nos becos e no meio de dois bares literelmente, e que encarnemos cada vez mais essa frase que concluo dizendo:


Repensar e ser igreja é pra poucos!

Acredito em nos igreja sem nome, mas porem corpo visivel de Cristo!!!

Este Texto foi postado em meu blog http://www.vozdedenuncia.blogspot.com/


Keiker Oliveira.

Um comentário:

  1. Como já disse anteriormente parabéns pelo texto.
    Repensar igreja é pra poucos!

    ResponderExcluir